Estado inicia consulta pública para ouvir população sobre Programa de Saneamento Rural

 

Foto: Divulgação SRHS-PE

A consulta pública está disponível no site da APAC, onde a população pode acessar informações sobre o programa e compartilhar suas sugestões e críticas de forma confidencial.


A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do estado (SRHS-PE) lançou uma consulta pública online para ouvir a opinião da população sobre o Prosar-PE, o Programa de Saneamento Rural de Pernambuco. Este programa, financiado pelo Banco Mundial com um investimento de R$ 600 milhões ao longo de sete anos, tem como foco principal melhorar a segurança hídrica nas áreas rurais do estado, beneficiando 1,2 milhão de pessoas em 106 municípios.

A presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Suzana Montenegro, explicou que parte dos recursos do Prosar será direcionada para fortalecer a Apac e suas atividades de gestão de recursos hídricos, incluindo estudos para captação de águas subterrâneas e aquisição de equipamentos de monitoramento.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em Pernambuco, o percentual de atendimento para os serviços de água é de 93,38% e de esgotamento sanitário é de 35,35%, na área urbana. Enquanto, na área rural, o atendimento atinge índices bem menores: cerca de 38% para abastecimento de água e 10% para esgotamento sanitário.

O programa também apoiará a expansão do Sistema de Saneamento Rural de Pernambuco (Sisar), que gerencia sistemas locais de abastecimento de água e saneamento em comunidades vulneráveis à escassez hídrica. Quatro novas unidades do Sisar serão criadas para atender mais municípios.

Esta iniciativa acontece em um momento em que Pernambuco busca cumprir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento, estabelecendo prazos para melhorias nos serviços de água e esgoto. A consulta pública está disponível no site da APAC, onde a população pode acessar informações sobre o programa e compartilhar suas sugestões e críticas de forma confidencial para enriquecer a execução do Prosar-PE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário